quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O reacionarismo caricato em cinco tiras

     Os leitores com mais de quarenta anos, sobretudo os que foram criados nas metrópoles brasileiras, provavelmente se lembram da hilariante revista Mad, cuja versão em português continha uma seção intitulada "Cenas que gostaríamos de ver".  Nela, encontrávamos artistas e políticos em situações grotescas ou tipos humanos desagradáveis sofrendo revides inesperados por seus atos antissociais. 
     Mantendo ênfase na veia humorística, recuperei um pouco do espírito da antiga revista, adotando ao mesmo tempo o estilo das charges do Facebook,  o que resultou em cinco pequenas montagens.  As "vítimas", é claro, são subcelebridades de direita que infestam a mídia em geral. Apesar do caráter fictício dos diálogos, procurei me aproximar do discurso real dos personagens, em certos casos transcrevendo suas falas em artigos e vídeos.
     Sei que de imediato surgirão pretensos ideólogos conservadores dizendo que estas pessoas não representam a direita, que nunca leram Burke, não seguem o decálogo de Russell Kirk, entre outros argumentos patéticos.   Mas o máximo que conseguirão é provocar mais riso.   
          

                                        Miguel Nagib chora suas mágoas para Marilena Chauí:




Lobão tenta se exibir para Marcelo Nova:



Julio Severo e a escuta quase paciente de Caio Fábio:



Yvonne Maggie é apresentada ao mundo real.




Leandro Narloch enfrenta dois fantasmas:  




Compartilhem com os amigos, e mais ainda com os inimigos coxinhas.

6 comentários:

  1. Impossível de entender a do Zumbi... E quem será o sujeito q se exilou nos EUA? ???

    ResponderExcluir
  2. Leia com atenção: Decio Freitas conta que Zumbi tinha 15 anos em 1670, ou seja, nasceu no mesmo ano, talvez até um pouco depois, da rendição dos holandeses no Nordeste (1654). Mas Narloch encontrou esse soldado holandês que testemunhou a veneração dos palmarinos a Zumbi! Devem ter reconhecido o chefe no ventre da mãe!
    O outro "sujeito" é o pastor Julio Severo, que se diz perseguido pelos movimentos gays.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gustavo!
      Já não me impressiono mais com esses erros crassos de história por parte deles.. Alias, a história e a informação depõe contra os mesmos.

      Excluir
  3. Junta o QI desses cinco e não dá nem um número de três dígitos.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo, como sempre! Seu blog é referência!!!

    ResponderExcluir