segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vencemos: os racistas vão à lona




      Recebi, no dia 23 de julho, uma notícia das mais animadoras: um grupo significativo de participantes do Facebook, efetuando denúncias simultâneas junto à administração daquela rede social, conseguiu o fechamento da comunidade racista Orgulho de Ser Branco (http://www.facebook.com/BrancosOrgulosos?ref=ts&fref=ts), cujos donos se gabavam de uma invulnerabilidade sustentada por advogados simpatizantes da causa.  Desta maneira, desmoronou uma conexão que levava mensagens supremacistas, disfarçadas sob a capa de orgulho identitário, a mais de oito mil pessoas. Aparentemente, a página foi reaberta com novo título, Brancos Orgulhosos (https://www.facebook.com/BrancosOrgulhososOficial?fref=ts), embora outras comunidades nanicas também reivindiquem a "herança" da que acabou derrubada.  O mais importante, no que diz respeito  a tais episódios, é a constatação de que os racistas amargaram o retardamento de seus "trabalhos": pela dinâmica do Facebook, precisarão de anos para recuperar a quantidade de likes que exibiam. Isto, se não tiverem novas surpresas, vindas da polícia ou da Justiça.
          Já se tornou notória a relutância das redes sociais, pelo menos durante o presente período eleitoral, em bloquear comunidades e perfis pessoais alinhados com a direita, mesmo quando estes assumem comportamentos injuriosos e difamatórios ou incitam à violência explícita.  Todavia, podemos verificar com satisfação que outras páginas racistas vêm sendo eliminadas ao longo de 2014. Somente no Facebook, caíram a Orgulho de Ser Branco "genérica" (http://www.facebook.com/pages/Orgulho-de-ser-Branco/219447141525948?ref=ts&fref=ts) e mais duas que funcionavam sob o rótulo de Raça Branca e Associação de Eurodescendentes (http://www.facebook.com/RacaBrancaForcaeHonra?ref=ts&fref=ts e (http://www.facebook.com/pages/ONG-Ra%C3%A7a-Branca-e-Euro-Descendentes-da-Am%C3%A9rica-do-Sul/587466391298795?ref=ts&fref=ts).  
 Outro espaço do gênero, Orgulho Eurodescendente (http://www.facebook.com/OrgulhoEurodescendente?ref=ts&fref=ts), onde antes se encontravam raivosas postagens supremacistas, foi convertido, sem dúvida para evitar o fechamento, numa comunidade festiva, que se limita a mostrar atrações turísticas do continente europeu e fotografias comportadas de belas modelos louras.  Ainda assim, reúne hoje menos de dois mil seguidores. 
           Parabenizo os numerosos militantes progressistas que vêm tomando parte neste processo de combate ao racismo pelas vitórias conquistadas.  O lugar legítimo dos racistas, tanto no mundo real quanto no virtual, deve ser o limbo.  Merece ser igualmente comemorada a percepção de que aquele tipo de propaganda depende, para se manter na Internet, de um punhado de filonazistas que, na prática, abrem e reabrem todas as páginas.  Cedo ou tarde, terão o destino da criatura que se escondia debaixo do pseudônimo de Silvio Koerich.  Enquanto isto não acontece, podemos nos divertir publicando nas comunidades deles algumas imagens chocantes dos "malefícios da miscigenação":

      Micaela Reis  
          
         
                                                                   Marcia Idelfonso


Katiely Kathissumi


Michelle Martins


Ivi Pizzott




           




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Só que está mansinha, bem enquadrada, os donos esvaziaram a pregação supremacista mal disfarçada e caíram quase na linha "como é bonito o chapéu do tirolês, como é gostosa a macarronada da mamma".

      Excluir