quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fascistas por eles mesmos

Francisco Franco e Benito Mussolini 

        Os laços entre os partidos e regimes fascistas e a direita "convencional", liberal ou conservadora, são amplamente conhecidos.  Tratei do assunto em algumas matérias do blog, que dizem respeito à ascensão ao poder de Mussolini e Hitler.  Também é notório o empenho da grande maioria dos direitistas contemporâneos em negar ou minimizar a importância destas alianças, ainda que, com razoável frequência, sejam traídos pela mídia burguesa com notícias de que governantes neoliberais europeus compuseram maiorias parlamentares coligando-se com neofascistas e neonazistas.  Hoje não farei uso dos manuais de autoria dos especialistas em fascismo para realçar a verdade inconveniente, nem aos discursos de liberais que aderiram àquele movimento, a exemplo do filósofo Giovanni Gentile (1875-1944), ministro da Instrução Pública de Mussolini.  Cedo a palavra aos fascistas brasileiros contemporâneos, não tão raros quanto se pode imaginar, e organizados nas redes sociais. 
        Logo na descrição da comunidade orkutiana Fascismo, assumidamente apologética, temos o esclarecimento de que sua perspectiva doutrinária é de extrema direita:
                           


       Questionados em tópico sobre posicionamento ideológico, os participantes se declaram, em peso, direitistas, sendo que alguns acrescentam a este rótulo uma profissão de fé conservadora:   




          Localizamos com facilidade, entre esta militância, declarações de ódio à esquerda e aos valores e organizações categorizados como esquerdistas: 



            O desbocado Sergio Martorelli, da comunidade Benito Mussolini, é transparente em sua negação do princípio da igualdade.  Tal como um liberal do início da primeira metade do século XIX, contesta o sufrágio universal; numa versão grosseira da "religião de Von Mises", prega que trabalhadores braçais e pessoas sem instrução sejam abandonados à própria sorte.    


           Araújo, da Fascismo e Liberdade, relaciona seu extremismo de direita à intolerância diante dos menos "evoluídos":



         Já Pedro Henrique, da mesma comunidade, demonstra simpatia pela associação entre fascismo e conservadorismo religioso:


      
       Bem, isto é o que eles falam.  Como mero observador, digo que negar aos fascistas o seu óbvio e desejado pertencimento à direita é ... fascismo!   








Um comentário:

  1. lembrei me deste post quando vi isso: http://lucianoayan.com/2012/07/15/sera-o-nazismo-de-extrema-direita-not-so-fast-junior/

    ResponderExcluir