quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reacionários e seus problemas cognitivos




         O reacionário é essencialmente um tipo humano dirigido pelo medo.  Sobretudo, pelo medo da perda de um status herdado, adquirido ou, em alguns casos, apenas imaginado.  Isto conduz, com frequência, à rápida aceitação das mais estapafúrdias teorias da conspiração e ao voto em figuras caricatas que prometem a manutenção do status quo a qualquer custo, quando não em exterminadores assumidos.    
        Podemos, no Brasil, buscar longínquas raízes desta mentalidade na correspondência pessoal e nas memórias de grandes e pequenos senhores de escravos constantemente sobressaltados por boatos ou notícias verdadeiras sobre insurreições escravas, motins de praças enfurecidos pelo atraso no pagamento do soldo, correrias de capoeiristas, protestos de homens livres pobres contra o abastecimento caro e precário.  Eles temiam tanto sofrer danos materiais quanto ver atingido seu pronto reconhecimento enquanto membros da "boa sociedade".
        A aversão a seu próprio povo, porém, causa graves prejuízos ao reacionário, que termina por se enxergar, parafraseando José Murilo de Carvalho, como parte de uma ilha de civilizados ameaçada pela agitação do mar de bárbaros ao seu redor.  A percepção da realidade fica comprometida ao extremo.  Toda e qualquer mudança social se transforma em elo de uma articulação global maquiavélica cujo resultado será a imposição de uma tirania generalizada dos maus contra os bons.
    Passo a apresentar, com a habitual dose de humor, as distorções cognitivas dos reacionários, através do confronto entre o que ouvem e as interpretações que costumam oferecer.  Não se espantem se determinadas sentenças parecerem excessivamente reais.  Nascido e criado em terra de muitos conservadores irredutíveis, o bairro carioca da Tijuca, em certos casos reproduzo na íntegra falas que me impressionaram em diversas etapas da vida.                   

Afirmativa original: Sou a favor do Estado laico.

O que o reacionário "compreende": Ele quer derrubar as igrejas, incinerar crucifixos e mandar os sacerdotes para campos de concentração.

Afirmativa original: O livro foi escrito na perspectiva dos vencidos.

O que o reacionário "compreende": Hoje em dia os heróis são desprezados e os marginais tratados como heróis.

Afirmativa original: A universidade fez bem em coibir os trotes violentos.

O que o reacionário "compreende": Os jovens estão sendo transformados num bando de bichinhas que não sabem se defender. 

Afirmativa original: Haverá uma nova ofensiva contra a sonegação de impostos.

O que o reacionário "compreende": O empreendedor é visto pelas autoridades como bandido.

Afirmativa original: O analfabetismo de adolescentes nos assentamentos dos sem-terra é praticamente inexistente.

O que o reacionário "compreende": O governo financia o treinamento de milhares de revolucionários doutrinados com cartilhas marxistas, que destruirão a propriedade privada no país.  

Afirmativa original: A Caixa Econômica financiará a construção de um conjunto habitacional para a população de baixa renda.

O que o reacionário "compreende": O governo vai bancar outra favela horizontal.

Afirmativa original: Casais heterossexuais e homossexuais devem ter os mesmos direitos.

O que o reacionário "compreende": Mais um maldito partidário da ditadura gayzista! 

Afirmativa original: O governo precisa investir mais e melhor na escola pública.

O que o reacionário "compreende": Os inocentes úteis querem jogar dinheiro fora construindo prédios e dando computadores para quem não tem vontade de estudar.

Afirmativa original: Homens que espancam as esposas não podem ficar impunes.

O que o reacionário "compreende": O feminismo, definitivamente, pretende castrar todos os machos.

Afirmativa original: O Partido Democrata venceu as eleições na maioria dos estados americanos.

O que o reacionário "compreende": O comunismo avança a passos largos!

Afirmativa original: A sociedade precisa encarar a questão da desigualdade étnica.

O que o reacionário "compreende":  A esquerda quer criar mais privilégios para os negros.

Afirmativa original: Os palestinos têm o direito de constituir um Estado independente.

O que o reacionário "compreende": O amante de terroristas quer exterminar os judeus.

Afirmativa original: Os índios devem ter assegurado o direito de viver como quiserem nas terras que ocupam de fato.

O que o reacionário "compreende": O sujeito quer expulsar o agronegócio de metade do país para manter cem mil pessoas vivendo na Idade da Pedra.

Afirmativa original: Não é aceitável que presos sejam torturados dentro de delegacias.

O que o reacionário "compreende": Outro progressista que defende regalias para bandidos.

Afirmativa original: O Estado não deve limitar sua presença nas favelas à mera repressão ao crime organizado.

O que o reacionário "compreende": A esquerda deseja que os cidadãos de bem paguem por serviços prestados a vagabundos que não recolhem impostos. 

Afirmativa original: O governo norte-americano não pode impor seu modelo político-econômico ao mundo inteiro.

O que o reacionário "compreende": Cada vez há mais fãs do terrorismo islâmico.

Afirmativa original: Fazendeiros que fazem uso de mão de obra escrava devem ser presos e ter as terras confiscadas.

O que o reacionário "compreende": A propriedade privada está mais ameaçada do que nunca.  Tudo agora vai ser rotulado como escravidão.

Afirmativa original: É inadmissível que se fume dentro de ambientes públicos fechados.

O que o reacionário "compreende": Os politicamente corretos querem eliminar todos os direitos individuais.   

Afirmativa original: A cultura dos ciganos merece ser respeitada.

O que o reacionário "compreende": Todas as minorias têm seus defensores, menos os novos párias que são os homens brancos de classe média, conservadores e heterossexuais. 

Afirmativa original: A direita mais uma vez se agrupa em torno da candidatura do PSDB.

O que o reacionário "compreende":  Outra eleição em que só existem candidatos de esquerda. 







14 comentários:

  1. Caro Gustavo: Mandei-lhe uma correspondência pela Plataforma Lattes.

    Abração_ Carlos

    ResponderExcluir
  2. Amigo Carlos, não consegui visualizar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gustavo: É uma pena que o sistema de e-mail através da Plataforma Lattes funcione tão mal. Sou Carlos Eduardo Rebello de Mendonça, professor do Instituto de Economia da UFRJ, e gostaria que pedir-lhe um endereço para que possa enviar-lhe um exemplar de um livro que acabei de publicar ("Trotsky e a Europa Ocidental do Entre Guerras", Rio, Gramma/FAPERJ). Por favor, envie-me um e-mail para meu e-adress: .

      Abraço

      PS Pode publicar esta correspondência, só pediria, por favor, que omitisse o meu e-adress.

      Excluir
    2. Carlos, já enviei mensagem para o seu e-mail. Até breve.

      Excluir
  3. Há uma cegueira recíproca quando escolhemos apenas um prisma ideológico para enxergar o mundo. E, sendo recíproco, talvez meu comentário sirva para ponderar algumas barbaridades cognitivas feitas também pelas esquerdas. Seu texto ficou ótimo, considerando-se que sua função precípua é alertar para a escuridão causada pela crença cega em ideologias, sem o uso da razão. Sei que generalizar é perigoso, mas já presenciei gente torcendo o beicinho pelo simples fato de convidá-la para ir ao McDonald's ou virando os olhinhos (no sentido pejorativo do termo) ao ver que estava lendo "Diplomacy" do Henry Kissinger. Ademais, não sei se você já se pegou refletindo sobre esse tema, Gustavo, mas percebo há um bom tempo certo alargamento e banalização do termo "fascista". Hoje, ao que me parece, ele é aplicado sobretudo para quem não é de esquerda, independentemente da amplitude de tonalidades que reside sobre os termos "direita" e "conservador". Sendo historiador, talvez você tenha uma aplicação mais teórica e específica para esses termos: fascismo x direita x conservadorismo. Já pensou em escrever um post sobre isso?

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a crítica ao tipo de patrulhamento que você descreve no comentário. Frequentemente tenho lido, pelas exigências da minha tese, Guizot e Burke, que são interlocutores geniais, mesmo que eu discorde de praticamente todas as suas ideias, e confesso que não faria uma cara bonita para quem me "virasse os olhinhos" por esta razão. Entretanto, penso que o posicionamento ideológico ainda é necessário para quem faz política em qualquer nível, o que não significa agir mecanicamente de acordo com uma cartilha. A ausência de ideologia resulta num quadro como o que vemos, por exemplo, no Rio de Janeiro, estado que após ter sido por muitos anos um grande centro de discussão dos temas nacionais mergulhou no oceano do fisiologismo, em que a política se torna uma modalidade especial de contravenção.
    A banalização do termo fascista não é de hoje. Na época da minha infância, já era comum chamar assim todos os simpatizantes do governo Geisel, indistintamente. Às vezes realmente irrita ver pessoas cultas emprestando o rótulo de fascista ao pai que prende a filha de treze anos em casa no final de semana ou ao sujeito que quer organizar direito a fila no banco. Procuro não cair nesta armadilha linguística, usando o termo apenas com relação aos regimes e movimentos que guardam afinidade teórica e de ação com os seguidores de Mussolini. Possivelmente voltaremos ao assunto. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Moreira,
    Já experimentaste alguma vez em tua vida observar a realidade a tua volta, em vez de simplesmente repetir conjecturas que nada tem com a realidade dos fatos? Acredito que pessoas como tu se recusam terminantemente a fazer isso e vivem eternamente uma realidade projetada em sua mentes e se acham, assim, muito inteligentes. A busca da verdade não é de modo algum teu objetivo. Estarias tu irremediavelmente contaminado?

    ResponderExcluir
  6. Dona Maria, já experimentaste ler o que "comenta"? Haja humor involuntário, quando alguém pergunta a um articulista que acabou de dizer que reproduziu falas de outrem na íntegra se ele observa o mundo ao seu redor. Mais engraçado é ver-te dando lições de filosofia sem demonstrar capacidade interpretativa acima do nível esperado para um sétimo ano do Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir
  7. Olá gustavo, mando esta charge para vc postar em seu blog, se quiser, pois achei que ela reflete exatamente a situação do Brasil atualmente.

    http://www.4shared.com/photo/z6n0o_oA/134528818214.html

    ResponderExcluir
  8. Está meio forçado, não acha? Ou isso é tentativa de provocação?

    ResponderExcluir
  9. Isso porque em outra postagem você criticava o Olavo de Carvalho por supostas "generalizações grosseiras"....

    ResponderExcluir
  10. Mais um achando que o texto é teórico. Como diria o velho reacionário Paulo Francis, pfuiii...

    ResponderExcluir
  11. Interessante a parte sobre a faculdade; Porque o mesmo reacionário que defende a manutenção do trote violento, baseado no argumento da livre expressão, é absolutamente contra os protestos dos estudantes (vide USP) nesse caso baseado no argumento de que são; maconheiros, baderneiros e comunistas. Não consigo entender.

    Ótimo Blog...

    ResponderExcluir